Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Expressão Corporal!



Olá Pessoal, como devem ter percebido já venho tratando sobre dança em várias postagens, hoje tratarei sobre a expressão corporal, que é diretamente ligada à dança...
Segundo Necho, a expressão corporal exerce um papel fundamental em nossas vidas, ele diz: “A expressão corporal desempenha um papel de suma importância no contexto da comunicação. Funciona ela, algumas vezes, como meio de reforçar uma idéia que está sendo transmitida.”
Então, percebemos que é através da expressão corporal que nos comunicamos, que expressamos sensações e sentimentos, é por meio dela que pessoas que estão ao nosso redor entendem/compreendem nossos desejos, ideias, pensamentos através de gestos.
Mas afinal o que é a expressão corporal?
A Expressão Corporal segundo Berge (1981) “é uma atitude, que engloba muitas ainda não definidas, estas procuram afirmar-se, ou seja, tornar estes gestos, movimentos em palavras, respostas, frases, que o corpo consegue transmitir e fazer-se entender por aqueles que estão ao seu redor. Poderá ser em dança, caminhar, gestos que levem a identificação de palavras.”
Segundo Bragança (2010), “é o processo de expressão onde cada indivíduo busca sua maneira de demonstrar e de manifestar suas tristezas, alegrias, conhecimentos, dúvidas, razões e emoções. Para tanto, o ser humano utiliza o seu corpo, como instrumento, para tais manifestações, vivenciando e interagindo.”
 Aqui encontramos inúmeras definições, que remetem a uma mesma conclusão: expressão corporal é quando utilizamos do nosso corpo para nos expressarmos, sem uso de palavras e nem objetos. Utilizando um termo popular “é a fala do corpo”.

É isso galera, até a próxima!

Postado por Jéssie Aline

8 comentários:

  1. Mto legal esse site ! Me ajudou muito para um trabalho escolar ! Estão de parabéns ! :))

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , facil e direto.

    ResponderExcluir
  3. A Expressão Corporal na área de ARTE é uma coisa. Na Educação Física outra. A Educação Física é um curso da área da Saúde. Portando não compete a tais profissionais trabalhar com Arte, com Atividades Artísticas ou de espetáculos dentro ou fora do espaço escolar. A Dança é um campo de conhecimento autônomo pertencente à área de ARTE, e tem sua formação específica, que é a graduação em Dança, no caso do Professor de Dança uma Licenciatura em Dança. Professor ou profissional de educação física NÃO é professor de dança ou de qualquer tipo de atividade artística. Simplesmente não é competência de profissionais de educação física trabalhar nessa área ou com atividades de expressão corporal voltadas para a Arte. A foto que vocês colocaram para ilustrar essa matéria por exemplo é de um espetáculo ARTÍSTICO e portanto não condiz com atividades da Educação Física e não tem nada a ver com esta área. Enfim propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano. Leia as DCEs e DCNs no que se refere à Educação Física escolar. Aproveite o ensejo e observe quais são os conteúdos estruturantes da Educação Física para não falar bobagem. A Ed. Física não é um curso somente da área da saúde e não compete somente à área da Arte a abordagem da dança ou da expressão corporal.

      Excluir
    2. sempre tem um bobo pra querer saber mais q os outros

      Excluir
  4. Como melhor explicar ao sabe tudo ae em cima mas não sabe nada, não entende que Educação física não é só esporte, mas que também envolve atividades com o corpo num todo, então uma dança com ritmo, uma academia ao ar livre, com objetos, dança, alongamento, relaxantes, pular, zumba, também é sim uma atividade física onde se engloba em educação física, que por fim pode sim ser dada em escola...

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo, pois me ajudou muito em um trabalho de educação física e é um conteúdo simples e fácil de entender

    ResponderExcluir