Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Falando um pouco sobre Rugby - Por Jonathas Henrique Stadler

    
  Praticado em mais de 120 países e perdendo apenas para o futebol no que diz respeito a popularidade, o Rugby é um esporte que não é muito conhecido no Brasil, mas possui milhões de adeptos em todo o mundo. Diz uma antiga lenda que o Rugby surgiu de uma jogada irregular do futebol por volta de 1823. Um aluno do colégio Rugby (situado em uma cidade chamada Rugby na Inglaterra) chamado William Webb Ellis, irritado com a monotonia que aquele jogo apresentava segurou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol. Os demais alunos irritados com a atitude do colega, correram atrás dele tentando derrubá-lo, mas não obtiveram sucesso e William só parou depois que colocou depois da linha do gol adversário. 
      Quando assistimos a uma partida de Rugby logo pensamos na violência característica deste esporte, porém um dos princípios mais básicos é o que os seus praticantes costumam dizer que é: "o Rugby é jogado com apenas uma equipe de 30 jogadores que se divide em duas de 15 apenas durante a partida". Esta frase reflete a lealdade que deve existir em um jogador visto o contato e a força física aplicada neste esporte.


O JOGO E O OBJETIVO



O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.
A bola de rugby é oval, feita de couro semelhante à de uma bola de futebol. Tem 58 a 62 cm de comprimento por 28 a 30 cm de largura, pesando entre 410 e 460 gramas.
O campo é de retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.
Um time de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipas constituem-se de 8 Avançados, 2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola em jogo.

REGRAS 

No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os ataques decorrem das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do chute.
O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está com a bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomar a bola através do ruck.
Quando um jogador é ‘tacleado’ ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.
O maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato. O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente. Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.
O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os atacantes das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do “túnel” formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar a bola.
Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que se pegue a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha e os que formam o “elevador” são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.

A título de curiosidade este texto pode sanar muitas dúvidas que temos de um modo geral sobre este esporte, porém somente a convivência com o Rugby pode-nos fazer pensar como um praticante e entender melhor os seus princípios e fundamentos. Encerro este texto convidando-os assistir o vídeo a seguir e a refletir sobre a seguinte frase, também característica do jogadores de Rugby: "O futebol é um esporte de cavalheiros jogado por selvagens e o Rugby é um esporte de selvagens jogado por cavalheiros". 

Por Jonathas Stadler

Bases: http: www.presenteparahomem.com.br/rugby-historia-regras-e-curiosidades-do-esporte-rugbi/
http: www.riorugby.com.br/v2/main.

Nenhum comentário:

Postar um comentário