Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Postagem sobre Capacidades Físicas. - por Caroline Cordeiro

Capacidades Físicas
      
     As capacidades Físicas são definidas como todo o atributo físico treinável num organismo humano. Por outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos:
    
    Força: é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração muscular.


    Velocidade: é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.


    Agilidade: é a capacidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível.


    Equilíbrio: é a capacidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser dinâmico, estático e recuperado.


    Coordenação Motora: é a capacidade física que permite realizar uma sequencia de exercícios de forma coordenada.


    Flexibilidade: é a capacidade física que permite executar movimentos com a maior amplitude possível.


    Resistência: é a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.


    O desenvolvimento equilibrado das capacidades físicas é fundamental para o bem estar e para a saúde. obviamente que nos desportos de alta competição algumas qualidades prevalecem sobre as outras, ou seja, no halterofilismo prevalece a força, na corrida de fundo a resistência e assim por diante. Mas do ponto de vista da qualidade de vida, quanto mais equilibrado for o conjunto, mais bem condicionado será o indivíduo.
    Na prática, devemos ver o condicionamento físico de maneira mais ampla, portanto, não adianta desenvolver a força e não ter resistência, ou ter flexibilidade e não ter força, ou ter resistência sem ter velocidade, etc. As nossas atividades diárias exigem a aplicação de todas as capacidades físicas, às vezes enfatizando uma, às vezes duas e em muitas vezes todas ao mesmo tempo.
    Publicada por Nuno Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário