Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Postagem sobre Atividade Física para adolescentes - por Caroline Cordeiro

Quais as atividades físicas mais recomendadas aos adolescentes?

A maioria dos profissionais de Educação Física recomenda atividades visando o desenvolvimento de várias habilidades, como natação, capoeira, musculação etc.
Muitos técnicos e até mesmo alguns pais, pensam em criar um atleta precoce. Saiba que é muito difícil definir as principais características para um esporte como habilidades para velocidade, resistência ou força de um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem livre para escolher as atividades que o agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.
Alguns pais chegam a obrigar os filhos a praticar um esporte, causando traumas e afastando o jovem da atividade física. Deve-se sempre, respeitar os limites e aptidões do adolescente. Fazer exercícios é sempre importante, em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante.

Veja outros benefícios:

  Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...;

  Melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura;

  Ajuda a evitar a obesidade;

  Ensina o jovem a ter disciplina;

  Afasta das drogas;

  Promove o relacionamento social;

  Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;

  Melhora a postura;

  Exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo.

O ideal seria que o aluno procurasse uma academia ou clube, fizesse uma avaliação física, para conhecer o seu nível de condicionamento e aptidão física e elaborar junto ao instrutor, um programa de acordo com os seus interesses. Se o jovem já pratica algum esporte, deverá fazer um trabalho complementar. Por exemplo: se for um jogador de futebol, deverá fazer aulas de alongamento ou flexibilidade para aumentar a mobilidade articular, musculação para aumentar a resistência e força muscular e até outras atividades aeróbias, para melhor a sua condição cardiorespiratória, como natação etc...
Há muita polêmica quanto ao pré-adolescente e adolescente fazer musculação. Não existe nenhum artigo que comprove que a musculação atrapalhe o crescimento. O que nunca se deve fazer é trabalhar com carga máxima ou sub-máxima (Levantar o máximo de peso que se agüenta, como fazem os fisioculturistas). Geralmente de 11 anos para cima, desde que com o acompanhamento de um professor, a musculação pode ser feita visando um treino de resistência muscular e não de força.
O legal para prender a atenção do jovem é o circuito, que é mais dinâmico e pode-se intercalar exercícios aeróbios e exercícios com pesos leves. São casos mais raros os de adolescentes treinando, geralmente é um complemento para alguma atividade esportiva como no caso do futebol que eu citei acima, ou quando se deseja perder peso, ou mesmo, num caso de fisioterapia.

Atividades mais indicadas:

  Artes marciais;

  Esportes coletivos;

  Musculação visando um trabalho de resistência muscular;

  Natação;

  Dança;

  Corrida;

  Aulas de alongamento.

Estas atividades podem ser feitas 3x por semana, com a duração de 45 minutos a 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional.

Reportagem por Valéria Alvin Igayara de Souza - Especialista em treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário