Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Taekwondo nas escolas.

      Segundo Vieira e Roman (2008), "o Taekwondo é um esporte de combate que usa chutes e socos para golpear o oponente. No Brasil, o número de adeptos deste esporte vem crescendo em larga escala nos últimos anos, principalmente entre os alunos em idade escolar." Esta arte marcial reúne técnicas de autocontrole, concentração física e mental com técnicas modernas de combate. Standefer e Iedwab ja afirmaram em seu livro (Caminhos de Paz), que a coisa mais importante que se deve saber sobre as artes marciais como o Taekwondo é que elas são atividades saudáveis e pacíficas. Os verdadeiros artistas marciais não querem machucar ninguém, não ter conflito em sua vida. Esforçam-se para viver sem entrar em conflito e o praticam não para lutar, mas para poder demonstrar de maneira artística a força e a beleza de sua técnica. 
      O Taekwondo é uma arte milenar que antes de tudo, é uma forma de vida. Ele passa a fazer parte da personalidade e do temperamento de quem o pratica através de suas filosofias e princípios que são: 

  • Cortesia:  respeitar o próximo, ser modesto, humano e dedicado, e mostrar algum interesse pelo bem-estar dos outros.
  • Integridade: é ter um sentido de justiça, mantendo uma autoconfiança constante e severa, para analisar as suas ações.
  • Perseverança: é nunca desistir perante um novo desafio. 
  • Autocontrole: capacidade de controlar suas emoções e sentimentos, atuando sempre de forma modesta, humilde e sincera. 
  • Espírito Indomável: é viver sem hesitações e sem receios, lutando até o fim pelos princípios que norteiam sua vida.
      No ano de 2009 os alunos da rede pública passaram a ter mais contato com o Taekwondo. Segundo o ministro da educação a implantação do esporte se deu pelo fato de sua pratica ajudar a melhorar o desempenho dos alunos, seguindo assim o modelo sul-coreano, onde o Taekwondo é matéria obrigatórias nas escolas, tendo o mesmo peso que qualquer outra matéria inserida no currículo escolar. No estado de São Paulo está em prática um projeto intitulado "Projeto taekwondo nas escolas" que visa incluir esta modalidade no sistema de ensino escolar. Em Cascavel-PR esta arte marcial já atinge mais de 600 crianças da rede pública municipal que estudam em período integral. 
      O Taekwondo tem como ponto forte a disciplina e o respeito, podendo educar o comportamento das crianças e adolescentes, além de proporcionar a saúde e o bem estar nos aspectos motor, cognitivo e social. Se os Parâmetros Curriculares Nacionais colocam a luta para desenvolver as capacidades das crianças, por que não usar o Taekwondo? Grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário