Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VOLEIBOL SENTADO

 

           A Organização Mundial de Voleibol para Deficientes - WOVD e a Federação Internacional de Voleibol - FIVB são as entidades delegadas de administrar e regulamentar esta vertente de desporto. Amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora podem competir. Entre o voleibol Paralímpico e o convencional há menos diferenças do que possa parecer. Basicamente, a área de jogo é menor do que a convencional (mede 6m de largura por 10m de comprimento, contra 18m x 9m) e a altura da rede é obviamente menor, pois os jogadores competem sentados. A área de jogo divide-se em zonas de ataque, defesa e neutra (lado de fora do campo de jogo).
             É permitido o contacto das pernas de jogadores de cada uma das equipas. Porém, não se pode obstruir as condições de jogo do adversário. Contactos entre mãos são autorizados se pelo menos uma parte delas estiver em cima da linha central da área de jogo. Um atacante pode "queimar" a linha de ataque caso sua bacia não a toque até o atleta bater na bola. Unicamente se pode perder o contacto com o chão para salvar bolas difíceis e, mesmo assim, por pouco tempo.
            As semelhanças entre as vertentes olímpicas e paralímpicas do voleibol começam no sistema de pontuação. Cada jogo é decidido no melhor de cinco sets. Vence cada set a equipa que marcar 25 pontos. Em caso de empate em 24 a 24, ganha a equipa que primeiro abrir dois pontos de vantagem. No tie break, sai vencedora a equipa que fizer 15 pontos. Se o jogo chegar em 14 a 14, uma das equipas tem de abrir dois pontos de vantagem para garantir a vitória. Os pontos são obtidos da mesma maneira que no voleibol olímpico.
           Na rede existem duas antenas e a arbitragem também é dividida entre juiz principal, segundo juiz e dois árbitros de linha. Assim como no voleibol convencional, as equipas são formadas por 12 jogadores – entre eles há um capitão e um líbero, que pode entrar e sair do jogo sem a permissão dos árbitros e possui exclusiva função defensiva. Para cada jogada, as equipes podem dar, no máximo, três toques na bola.

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?3171-Conhe%C3%A7a-as-Modalidades-Paralimpicas-VOLEIBOL-SENTADO


Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário