Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 26 de novembro de 2011

Aquecimento



O Aquecimento é uma condição indispensável a toda a sessão de Educação Física e Desporto qualquer que seja a sua natureza. 

Denominamos aquecimento, a todo o protocolo de exercícios ou de tratamento preliminar de uma sessão de atividade física que permita que o sujeito atinja as condições ótimas, físicas, psicológicas e fisiológicas, com a finalidade de realizar melhor maneira cada atividade.

Quanto maior for o nível de um indivíduo numa determinada prática física, maior terá de ser a duração e a especificidade do seu aquecimento. Desta forma, a alto nível, para atividades de elevadas necessidades energéticas e técnicas, a duração do aquecimento pode ser superior a 1 hora e 30 minutos.

O aquecimento possui diversos objetivos que podem ser expressos em três rubricas:
  •  Prevenir lesões ao elevar a temperatura dos músculos em atividade e aumentar a lubrificação articular,
  • Aumentar o rendimento; um músculo cuja temperatura diminui em relação à normal, vê a sua contratilidade e o seu rendimento diminuir, 
  • Melhorar as prestações; o aquecimento permite o aumento da velocidade de contração do músculo, da potência desenvolvida e muito simplesmente da capacidade de trabalho físico.




Paloma Merlini




Nenhum comentário:

Postar um comentário