Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

CRIANÇA PODE TER COLESTEROL ALTO?



O problema do colesterol alto não afeta só os adultos. Uma pesquisa da Unicamp descobriu que 4 em 10 jovens entre 2 e 19 anos apresentam grande quantidade de gordura acumulada no sangue. O numero é alto e, se essa for a situação seu filho, ele ter pode ter sérios problemas cardíacos no futuro.

1.       O que causa colesterol alto em crianças? Alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. Alem disso, pais que já tem esse problema e excesso de peso também contribuem.
2.       Qual é a diferença entre colesterol bom e ruim? O colesterol ruim leva a gordura até as nossas células já o bom, “varre” a gordura para que ela não prejudique a passagem do sangue.
3.       Quais problemas o colesterol pode trazer? Os homens normalmente tem problemas cardíacos a partir dos 45 anos e as mulheres, a partir dos 55. As pessoas que tem colesterol alto desde a infância corre o risco de sofrer um infarto até dez anos mais cedo do que a média.
4.       Meu filho pode ter esse problema? Só é possível ter certeza por meio de um exame de sangue. E deve ser feita a cada seis meses ou um ano. E fique atenta, porque a criança magra também pode sofrer desse mal.
5.       Com quantos anos é preciso começar a fazer os exames? A recomendação da Associação Brasileira de Cardiologia é começar logo com 2 anos.
6.       O que ele está comendo de errado? Frituras, leite integral, carnes com gordura, salgadinhos, queijo, presunto, mortadela e comida congelada. É melhor evitar tudo isso.
7.       E o que é bom comer? AS fibras auxiliam no controle do colesterol. Por isso, coloque mais saladas, frutas e produtos integrais (Paes, arroz, aveia) no cardápio dos pequenos. Chocolate amargo e azeite também ajudam. Fazer exercícios físicos é o básico.
Faça o teste abaixo:
1.       Em churrasco seu filho adora comer a gordura das carnes?
( ) Sim
( ) Não
2.       Ele vai mais de uma vez por semana a restaurantes fast-food?
( ) Sim
( ) Não
3.       Ele prefere ficar em casa a ir brincar com os amigos ao ar livre?
( ) Sim
( ) Não
4.       Ele está acima do peso?
( ) Sim
( ) Não
5.       Você ou seu marido tem problema de colesterol alto?
( ) Sim
( ) Não
Se a maioria das respostas foi “a”, procure o médico de seu filho e peça o exame de colesterol. E fique de olho na alimentação dele.



(A matéria foi retirada da revista Ana Maria, nº 789, 25 de novembro de 2011, editora Abril.)

Fique de olho!
Abraço
Ivna Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário