Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Postagem sobre a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras.) - por Caroline Cordeiro

Postando um pouco do cotidiano de atividades físicas dos cadetes da AMAN

Palavras do Comandante
A 23 de abril de 1811, na cidade do Rio de Janeiro, iniciavam-se as atividades na Academia Real Militar, criada por ato do Príncipe Regente D. João e precursora da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A data é considerada, oficialmente, como marco da formação sistemática de oficiais para o Exército Brasileiro.
     A Academia Militar percorreu - com variadas denominações - extenso caminho até chegar às suas instalações atuais, emolduradas pelo maciço do Itatiaia, onde sobressai o pico das Agulhas Negras. Os concludentes de seus cursos, ao longo deste caminho, ocuparam posições de destaque nas mais diversificadas funções da alta administração brasileira. Um sentimento comum unia-os, como ocorre ainda hoje, o mais puro ideal de amor à Pátria.

Seção de Educação Física
Cedo se percebeu que o preparo físico era um importante componente da personalidade militar, não só para o desempenho das atividades de combate, como também para o desenvolvimento da liderança e do espírito de corpo.
     A Seção de Educação Física acompanha o Cadete por seus 4 anos, planejando e orientando a atividade física, que é parte do currículo da AMAN, sendo o cadete avaliado em diversas provas, do primeiro ao quarto ano, nas áreas cardiopulmonar, neuromuscular e utilitária.

Treinamento Físico Militar
Ano
Provas
Natação 50m
Natação 100m
Flexão na Barra
Abdominal
Corrida 3000m
Salto em Distância
Corrida 400m
Subida na Corda 5m
Natação 200m
Corrida 4000m
Salto da Plataforma 7,5m
Pista de Pentatlo Militar
Natação Utilitária
Flexão na Barra
Corrida Fardado 4000m
Salto da Plataforma 10m
Nado Submerso Fardado
Natação Fardado 50m
Corrida Fardado 5000m
Flexão na Barra
Meio-Sugado
Pista de Pentatlo Militar
Corrida 3300m
Flexão de Braços
Abdominal











Mais informações em: http://www.aman.ensino.eb.br/index.php

Um comentário:

  1. PARA A SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA... PERTENCI A EQUIPE DE ATLETISMO, DURANTE O MEU TEMPO DE CADETE 91967-1970). PARTICIPEI COMO VELOCISTA DA EQUIPE DE ATLETISMO DO C. R. FLAMENGO, DO RIO DE JANEORO. ESTOU ESCREVENDO MINHAS "MEMÓRIAS DA CASERNA", E HOJE TENTEI RECORDAR, SEM SUCESSO, O NOME DO TREINADOR DO CLUBE RUBRO-NEGRO, QUE SE DESLOCAVA PARA RESENDE AFIM DE CONSEGUIR ATLETAS PARA AS COMPETIÇÕES DO TROFÉU BRASIL, NO ESTÁDIO DE ATLETISMO "CELIO DE BARROS", NO MARACANÂ. A SEC ED FIS TEM COMO ME AJUDAR?. CEL CÂNDIDO, DIRETO DO MT. OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir