Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Importância e benefícios da prática da corrida - Por Jonathas Stadler

   
     É cada vez mais fácil encontrar pistas destinadas prática esportiva nas cidades de todo o país. Evidentemente, a população está preocupada com a saúde e procura meios para ter uma vida mais saudável. Seja em uma pista de atletismo, em um lugar destinado à prática da corrida ou até mesmo em ruas de bairros pacatos é possível ver o interesse da sociedade em manter uma relação estável com a saúde.
      Sem duvida alguma é muito simples praticar um exercício aeróbico como a corrida, pois não necessita de nenhum equipamento extraordinário além do tênis e roupas adequadas, mas gostaria de deixar claro também a necessidade de um alongamento, principalmente das pernas, antes e depois do exercício para evitar o risco de uma lesão ou de dores musculares ao final do exercício. Mas afinal de contas, quais são os benefícios da pratica regular da corrida?

  •  Previne doenças cardíacas;
  • Previne câncer de ovário e de mama;
  • Elimina possíveis distúrbios do sono e até auxilia na saúde sexual;
  • Cria resistência a agentes causadores de doenças;
  • Queima de 500 a 800 calorias por hora;
  • Deixa as pernas torneadas;
  • Destaca os músculos abdominais devido a queima de gordura;
  • Aumenta a disposição.
    Para começar a pratica do cooper é indispensável consultar um médico, para saber o estado de sua saúde,  mas para aqueles que ja consultaram e ja querem começar recomenda-se começar devagar e ir evoluindo no decorrer das semanas. 
Na 1ª semana recomenda-se que, durante o treino: Ande durante 5 minutos e depois corra por 1 minuto. Em seguida, ande 4 e corra 2. Continue diminuindo o tempo da caminhada e aumentando o do cooper até inverter a situação inicial e ficar 1 por 5. Faça isso durante 30 minutos e 3 vezes na semana.
Na 2ª semana: Ande por 1 minuto e corra por 5, depois ande 2 e corra 4 e assim até andar por 5 e correr 1 minuto. Durante uma hora e tres vezes na semana.
Na 3ª semana: Divida em tres dias. No primeiro dia corra por 15 minutos, no segundo por 17 e n terceiro corra por 25 minutos.
Na 4ª semana: Faça o mesmo que foi feito na terceira, porem no primeiro dia corra por 17 minutos e ande 45, no segundo dia corra 20 e ande 45 e no terceiro dia corra 25 e ande mais 45 minutos.

      Espero que essas dicas possam esclarecer suas dúvidas e te ajudar a usufruir dos benefícios que esta pratica pode trazer a sua saúde. Grande abraço a todos.

Por Jonathas Henrique Stadler .

Imagem: 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.

    Abraços,

    ResponderExcluir