Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cuide dos seus olhos neste verão - Por Jonathas Stadler

      

      Quero te fazer uma proposta bem simples. Vende seus olhos com um pano qualquer, vá até o armário, pegue um copo, abra a geladeira, procure a jarra, coloque água até a metade do copo e volte até o computador de costas. Não duvido da capacidade de ninguém, sei que conseguiríamos fazer isso, mas a dificuldade seria gigante, principalmente para colocar a água até a metade do copo. Não há questionamentos a serem feitos,  a visão é o sentido mais importante do ser humano. Sem ela a básica tarefa da hidratação seria no mínimo complicada. Até mesmo para quem tem a visão reduzida por algum acidente ou doença, pode sofrer com a dificuldade de executar tarefas simples do dia-dia.
      Com a chegada do verão é natural que uma boa parte da população saia para praticar exercícios físicos e muitas vezes ao sol, mas devido a alta luminosidade solar, característica desta época há uma maior exposição aos raios UV, que por sua vez, é a radiação mais nociva aos olhos. A partir da entrada dos raios UV nos olhos, o risco de doenças oculares tornam-se mais agudos. Doenças como Catarata, Pterígio e Carcinomas são adquiridas através da exposição prolongada a raios UV. Mas afinal de contas o que são essas doenças?

Catarata: Consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural dos olhos). Causa a diminuição da visão, confusão na identificação de cores, as pessoas podem observar imagens duplas, aumenta a dificuldade para a leitura, e ainda é a maior causa da cegueira no mundo.
Pterígio: é uma membrana fibrovascular (popularmente conhecida como “carne no olho”) que surge sobre a córnea. Pode causar a sensação de areia nos olhos, fotofobia, lacrimejamento e hiperemia ocular.
Carcinoma: Câncer nos olhos.
      
      Creio que com apenas estas três doenças já podemos entender a gravidade da situação. Na temporada de verão e férias, muitas pessoas vão imediatamente ao camelô comprar um óculos de sol para se proteger, mas este é um fator de risco ainda maior, pois estes óculos falsificados não possuem proteção UV, assim ao se colocar um desses óculos ocorre o dilatação da pupila, mas não ha proteção, ocorrendo então uma maior exposição aos raios UV.
      Eu adoraria falar para você consultar regularmente um médico oftalmologista, mas quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) sabe bem a demora e a burocracia que é para se conseguir um encaminhamento para um médico especialista. Desta forma os cuidados tornam-se ainda mais indispensáveis. -Um cuidado simples, mas que poucas pessoas tomam é passar filtro solar ao redor dos olhos durante o dia, isso ajuda na proteção dos raios UV, mas atenção é extremamente importante remover o produto com sabão neutro a noite para evitar a ocorrência de conjuntivite.
-Se você possui um óculos escuro original com proteção UV, seu uso é indispensável quando houver excesso de claridade.
-O uso de colírio de lagrima artificial ou de nitrato de prata ajuda a melhorar a saúde e o bem estar dos olhos;
      Portanto, quando for sair de casa para passear, trabalhar ou para praticar exercícios físicos não esqueçam dos cuidados acima, principalmente do óculos de sol, pois ele ajuda a manter uma proteção e conforto ocular durante todo o tempo. Fica aí a dica. Desejo a todos um final de semana revigorante e uma ótima semana. Grande abraço a todos.

Por: Jonathas Henrique Stadler


Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário