Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Postagem sobre Queimaduras solares - por Caroline Cordeiro.

Oi pessoal, estava procurando sobre o assunto por motivos pessoais, mas acredito que todos já passaram ou podem passar por isso, então achei pertinente postar aqui..


Queimaduras solares
As queimaduras de sol, ou eritemas solares, podem ser definidas como queimaduras de 1o grau ou ainda como inflamações agudas da pele.
Alguns dermatologistas preferem o tema inflamação, pois o processo biológico da queimadura é o mesmo. Por esse motivos, no tratamento são utilizados antiinflamatórios em creme. 
As queimaduras de sol ocorrem após uma exposição prolongada ao sol. E tem duas fases:
1.  a epiderme fica avermelhada (há uma sensação de queimação, que lembra uma inflamação).
2.  a epiderme começa a descascar.


causa mais freqüente da queimadura solar é naturalmente, a exposição excessiva e/ou mal protegida aos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB).
Algumas pessoas correm mais riscos do que outras, como as crianças (que possuem uma pele muito sensível) e as pessoas com pele clara (loiras ou ruivas), pois estas contém menos melanina (molécula que protege a pele contra a exposição solar).  
É importante saber que a intensidade do sol pode aumentar em 30%  na praia ou na montanha, devido ao aumento da reflexão solar sobre a areia, a água e a neve. É, portanto, necessário ampliar ainda mais a proteção nestes lugares.
Determinados medicamentos,como alguns antibióticos usados para tratar acne podem favorecer o aparecimento das queimaduras de sol,  pois deixam a pele mais sensível. Falamos em fotossensibilidade. Procure limitar o uso de tetraciclinas ou proteja-se da exposição ao sol com um FPS superior a 25.


Após uma exposição muito intensa ao sol, a pele (mais precisamente a epiderme) fica vermelha e podem ocorrer algumas irritações (coceira, ardência e em casos mais sérios até formação de bolhas).  
Esta primeira fase dura normalmente dois ou três dias, após esse período, a vermelhidão desaparece e a pele começa a ressecar e descamar.
É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda  hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece muito a pele. Em um longo prazo, após muita exposição solar é possível desenvolver um câncer de pele (melanoma), portanto deve-se evitar tomar muito sol.


tratamento das queimaduras de sol consiste em proteger ou tratar a pele antes (1), durante (2) ou depois (3)  da exposição solar. 
1.  Antes da exposição [prevenção], é importante besuntar a pele com protetor solar(com um fator de proteção mais elevado, se você fizer parte do grupo de risco). 
2.  A reaplicação do creme deve ser feita a cada duas horas. É importante também evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 11h et 15h).
3. Se apesar das precauções citadas no 1. e 2., você ainda tiver uma queimadura, será necessário tratá-la com cremes antiinflamatórios e remédios contra dor.
Como as queimaduras de sol deixam a pele muito seca, é também aconselhado aplicar  toda noite um creme hidratante (por exemplo, à base de uréia, uma molécula hidratante).
Em caso de queimadura de sol, o uso de pomadas ou loções à base de aloe vera pode ser bastante útil como cicatrizante, desinfetante e, sobretudo, hidratante.


Algumas dicas:
- A primeira dica é consultar um médico quando ocorrer febre ou quando as bolhas estiverem infectadas.
- Tome banho ou uma ducha de água fria. A água fria esfria a queimadura, mas também tem um efeito analgésico.
- Besunte a pele de loções contendo vitamina E ou aloe vera, que tratam a pele irritada.
-  Evite os cosméticos, perfumes e outros medicamentos que podem provocar efetios secundários na pele (alergia) quando se expuser ao sol, como é o caso de determinados antibióticos. 
- Por fim, como dica de prevenção: é importante proteger-se do sol (utilize protetor solar, bonés ou chapéus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário