Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

CUIDADOS PARA DIRIGIR NA ESTRADA


   




Nas férias de verão, não há nada melhor do que pegar o carro e cair na estrada. Mas para que sua viagem seja boa do começo ao fim, é preciso tomar certos cuidados ao dirigir por estradas. A preparação começa muito antes da viagem, com um check up completo no carro. Leve o veículo ao mecânico para revisar motor, setas, pneus, óleo.
Em estradas, é permitido dirigir em velocidades mais altas do que aquelas permitidas nas cidades, mas é importante lembrar que existe um limite e que este precisa ser respeitado. Lembre-se de ultrapassar somente pela esquerda e de nunca entrar na contramão para fazer uma ultrapassagem. Caso veja um carro fazendo isso no sentido contrário, vá para o acostamento até o carro passar.
Entre as várias dicas para esse período, duas delas são fundamentais: o motorista precisa ter consciência de que deve mudar sua maneira de dirigir quando está chovendo, e o carro tem que estar preparado e em condições de trafegar em pista molhada. A Coordenadora da Gerência de Educação Para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, ressalta que "nem todos os motoristas sabem que as primeiras chuvas são as mais perigosas, pois são elas que deixam as pistas mais escorregadias e o usuário não percebe o perigo que tem pela frente caso não diminua a velocidade e aumente a atenção".
Entre os procedimentos mais importantes que os motoristas devem ter ao volante, deve ser destacado o fato de que o condutor precisa estar sempre descansado; fazer uso do cinto de segurança; ultrapassar quando houver total segurança e visibilidade; usar farol baixo sob chuva ou neblina; manter distância do carro da frente; reduzir a velocidade e não frear bruscamente; não fumar dentro do carro e evitar parar no acostamento. Nesse caso, sendo inevitável, o motorista deve ligar o pisca-pisca, colocar o triângulo e galhos de árvores como alerta. Além disso, todos os ocupantes do carro devem sair e permanecer longe da pista. Caso o motorista precise parar em uma curva, deve colocar a sinalização de forma que outros percebam o problema antecipadamente.
Para manter a estabilidade, deixe as mãos bem firmes na direção e mantenha os dois vidros dianteiros com a mesma abertura. Se um vidro estiver muito aberto e o outro mais fechado, o vento fará o carro balançar.
Fique atento à sinalização, especialmente em estradas com muitas curvas. Na hora de fazer uma curva fechada, tire o pé do acelerador e gire o volante suavemente, evitando dar soquinhos ou fazer manobra brusca.
Além disso, as precauções básicas continuam valendo para a estrada: usar cinto de segurança, manter distância do carro da frente e não dirigir sob efeito de álcool.

Boa viagem!

http://www.sincopecasbh.com.br/noticias/detalhes.aspx?Codigo=421
http://www.responsavelcomovoce.com.br/?p=1992

Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário