Total de visualizações de página

2064337

Pesquisar no blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

CUIDADOS PARA DIRIGIR NA ESTRADA


   




Nas férias de verão, não há nada melhor do que pegar o carro e cair na estrada. Mas para que sua viagem seja boa do começo ao fim, é preciso tomar certos cuidados ao dirigir por estradas. A preparação começa muito antes da viagem, com um check up completo no carro. Leve o veículo ao mecânico para revisar motor, setas, pneus, óleo.
Em estradas, é permitido dirigir em velocidades mais altas do que aquelas permitidas nas cidades, mas é importante lembrar que existe um limite e que este precisa ser respeitado. Lembre-se de ultrapassar somente pela esquerda e de nunca entrar na contramão para fazer uma ultrapassagem. Caso veja um carro fazendo isso no sentido contrário, vá para o acostamento até o carro passar.
Entre as várias dicas para esse período, duas delas são fundamentais: o motorista precisa ter consciência de que deve mudar sua maneira de dirigir quando está chovendo, e o carro tem que estar preparado e em condições de trafegar em pista molhada. A Coordenadora da Gerência de Educação Para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, ressalta que "nem todos os motoristas sabem que as primeiras chuvas são as mais perigosas, pois são elas que deixam as pistas mais escorregadias e o usuário não percebe o perigo que tem pela frente caso não diminua a velocidade e aumente a atenção".
Entre os procedimentos mais importantes que os motoristas devem ter ao volante, deve ser destacado o fato de que o condutor precisa estar sempre descansado; fazer uso do cinto de segurança; ultrapassar quando houver total segurança e visibilidade; usar farol baixo sob chuva ou neblina; manter distância do carro da frente; reduzir a velocidade e não frear bruscamente; não fumar dentro do carro e evitar parar no acostamento. Nesse caso, sendo inevitável, o motorista deve ligar o pisca-pisca, colocar o triângulo e galhos de árvores como alerta. Além disso, todos os ocupantes do carro devem sair e permanecer longe da pista. Caso o motorista precise parar em uma curva, deve colocar a sinalização de forma que outros percebam o problema antecipadamente.
Para manter a estabilidade, deixe as mãos bem firmes na direção e mantenha os dois vidros dianteiros com a mesma abertura. Se um vidro estiver muito aberto e o outro mais fechado, o vento fará o carro balançar.
Fique atento à sinalização, especialmente em estradas com muitas curvas. Na hora de fazer uma curva fechada, tire o pé do acelerador e gire o volante suavemente, evitando dar soquinhos ou fazer manobra brusca.
Além disso, as precauções básicas continuam valendo para a estrada: usar cinto de segurança, manter distância do carro da frente e não dirigir sob efeito de álcool.

Boa viagem!

http://www.sincopecasbh.com.br/noticias/detalhes.aspx?Codigo=421
http://www.responsavelcomovoce.com.br/?p=1992

Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário