Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

'A boa preparação para uma corrida passa pelo descanso', diz professor

Uma boa preparação para uma corrida passa pelo treinamento e também pelo descanso. Mas o quanto de cada um é importante para você obter o resultado desejado? Treinar ou repousar no dia antes da prova? O professor de educação física Rodrigo Costa deixa claro: se você não treinou até a véspera, não vai ser isso que fará a diferença.
- Temos que analisar diversos fatores sobre este tema. Qual o tipo de prova você está correndo? De 5km ou uma maratona? Que nível de atleta você é? Muita gente peca em treinar de forma intensa ou com muito volume na semana ou até véspera da prova. Quando a pessoa faz isso ocorre no erro de estressar mais o corpo. Assim, não permite que ele entre numa recuperação profunda e dê condição de no dia da prova você está no seu ápice - afirmou Rodrigo.
O professor explica ainda que a carga e a intensidade devam ser reduzidas na última semana de treinamento antes da sua participação em alguma corrida. Na véspera, no máximo você pode fazer um treino muito rápido e leve, só para se movimentar.
Corredor descanso euatleta (Foto: Getty Images)Na semana ou véspera da prova, o melhor a fazer é diminuir o ritmo e descansar (Foto: Getty Images)
- O dia que eu escolho para o off (descanso) é a sexta-feira, caso a prova seja no domingo. Apenas uns 20 minutos de caminhada ou corrida fácil não cansa ninguém e só faz com que você relaxe e se sinta melhor no dia seguinte - disse.
Especialista do Eu Atleta, o educador físico Gustavo Luz havia abordado este assunto em sua coluna. Ele destacou que o período de polimento (descanso) pode ser o que estava faltando para você cravar aquele novo recorde pessoal ou chegar na parte final da prova com mais gás para buscar posições até a linha chegada.
- O fato de reduzir os treinos, provavelmente, vai fazer com que seu corpo fique mais forte, pois a sua musculatura terá mais tempo para se recuperar dos treinos de semanas e meses, sua cabeça ganha um descanso e você ainda consegue armazenar um bocado de carboidrato (nossa principal fonte de energia na corrida). Logo, aumenta a sua chance de competir com força total - explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário