- Temos que analisar diversos fatores sobre este tema. Qual o tipo de prova você está correndo? De 5km ou uma maratona? Que nível de atleta você é? Muita gente peca em treinar de forma intensa ou com muito volume na semana ou até véspera da prova. Quando a pessoa faz isso ocorre no erro de estressar mais o corpo. Assim, não permite que ele entre numa recuperação profunda e dê condição de no dia da prova você está no seu ápice - afirmou Rodrigo.
O professor explica ainda que a carga e a intensidade devam ser reduzidas na última semana de treinamento antes da sua participação em alguma corrida. Na véspera, no máximo você pode fazer um treino muito rápido e leve, só para se movimentar.

Especialista do Eu Atleta, o educador físico Gustavo Luz havia abordado este assunto em sua coluna. Ele destacou que o período de polimento (descanso) pode ser o que estava faltando para você cravar aquele novo recorde pessoal ou chegar na parte final da prova com mais gás para buscar posições até a linha chegada.
- O fato de reduzir os treinos, provavelmente, vai fazer com que seu corpo fique mais forte, pois a sua musculatura terá mais tempo para se recuperar dos treinos de semanas e meses, sua cabeça ganha um descanso e você ainda consegue armazenar um bocado de carboidrato (nossa principal fonte de energia na corrida). Logo, aumenta a sua chance de competir com força total - explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário