Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A importância da Educação Física na escola

"Cuidar da saúde é sempre muito importante para se viver bem e melhor, e esse cuidado deve começar desde muito pequeno, por isso, a atividade física em escolas é crucial para o desenvolvimento físico e metal, além de ajudar a melhorar o desempenho escolar.
Sendo super importante porque fortalece os ossos articulações e desenvolve atividades psicomotoras. O benefício aconteceria porque o exercício físico pode ajudar a cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, os níveis de noradrenalina e endorfinas
As principais atividades físicas para as crianças são: Jogar bola, natação, judô, capoeira, karatê, andar de bicicleta, correr, pular corda. Essas atividades podem ser feitas tanto em casa quanto na escola.
Na escola, existe uma matéria chamada de Educação Física, onde o tempo de (1 aula) é reservada para a prática de todos os tipos de atividades, desde um alongamento até um jogo de futebol.
Essa prática é muito importante e deve continuar em todas as escolas, muitos pensam que esse momento de aulas, é somente uma hora de lazer, mas não é verdade, ela pode fazer muito bem à saúde do aluno e prepará-lo para mais disposição em sala de aula.


 
Além disso, deve atrair os alunos, pois muitos deles por não ter contato ou costume com a atividade física acabam não querendo praticar o esporte, as aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes, o professor deve inovar a cada sessão.
Até os 10 anos de idade as atividades devem ser voltadas a ensinar coordenação motora através de bolas, arcos, panos, papel. Depois disso, já podem começar com outras. Veja alguns exemplos interessantes que podem ser aplicados nas aulas, e que chamem a atenção do aluno:

  • Jogos
  • Gincanas
  • Danças
  • Músicas
  • Teatro
  • Competições
  • Jogos de mímicas
  • Tudo isso, faz com que o interesse do aluno pela aula aumente mais e que ele se sinta à vontade de participar.  E, por fim, não exija demais dos alunos, ainda mais com aqueles que não têm familiaridade com o esporte, pois isso acaba desanimando, frustrando e fazendo com que ele abandone as aulas."


    Fonte:
    http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/atividade-fisica-na-escola/a-importancia-da-atividade-fisica-na-escola.html

    Att Larissa Silveira.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário