Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fifa anuncia suspensão de 9 jogos, banimento de 4 meses, e Suárez está fora da Copa do Mundo

Acusado de morder o zagueiro Chiellini, Suárez foi suspenso pela Fifa e está fora da Copa

Luis Suárez está fora da Copa do Mundo-2014. Acusado de morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, o atacante da seleção do Uruguai foi punido nesta quinta-feira pela Fifa com uma suspensão de nove partidas. Como o máximo que a Celeste ainda pode disputar nesta edição do Mundial são quatro jogos, o camisa 9 não poderá mais atuar.

Além disso, Suárez está banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo período de quatro meses, e está sujeito a multa no valor de 100 mil francos suíços (R$ 271 mil). O jogador não poderá sequer estar presente em estádios de futebol durante o período da suspensão, ou atuar pelo seu clube, o Liverpool.
"Este tipo de comportamento não pode ser tolerado em nenhum campo, particularmente na Copa do Mundo, com olhares de milhões de pessoas. O Comitê Disciplinar levou em consideração todos os fatores e o comportamento de Luis Suárez", afirmou, em nota, o presidente do Comitê Disciplinar, Claudio Sulser.
Suárez foi enquadrado em dois artigos do Código Disciplinar da Fifa: o 48 e o 57. O primeiro diz respeito a condutas impróprias contra adversários, e o segundo descreve comportamento andidesportivo.
Em comunicado, a Fifa mencionou que o banimento se refere, inclusive, a processos administrativos referentes a futebol. Apesar disso, Suárez não está impedido de transferir-se para outro clube na próxima janela europeia.
A porta-voz da entidade, Delia Fischer, confirmou que o jogador e a Federação Uruguaia podem recorrer ao Comitê de Apelação da Fifa, ou até à Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne, na Suíça, e tentar "congelar" a suspensão enquanto o caso é julgado. O Liverpool, que perderá sua principal estrela por nove partidas do Campeonato Inglês e pelos três primeiros jogos da fase de grupos Champions League, não pode ser formalmente envolvido.
A assessoria de imprensa do Uruguai confirmou que Suárez não viajará ao Rio de Janeiro para a partida deste sábado contra a Colômbia, pelas oitavas de final do Mundial, e deixará o país.
Uruguaios em defesa de Suárez
A mordida fatídica no ombro de Chiellini teria ocorrido durante a vitória por 1 a 0 do Uruguai sobre a Itália, no último dia 24, na Arena das Dunas, em Natal. O árbitro Marco Rodríguez, no enanto, não viu o lance, e sequer advertiu Suárez com um cartão amarelo.
A Fifa, que já puniu o camaronês Alex Song com três jogos de suspensão por conta de uma agressão ao croata Mario Mandzukic, estudou as imagens da televisão para decidir sobre o futuro de Suárez no Mundial. A entidade permitiu ao Uruguai apresentar a defesa até a tarde da última quarta-feira, e comunicou a punição na manhã desta quinta.
Para tentar amenizar - ou impedir - a punição à sua principal estrela, a Federação Uruguaia elaborou um documento no qual descarta dolo do jogador no lance com Chiellini. O presidente Wilmar Valdez reclamou até de perseguição a Suárez, que já mordeu adversários em outras duas ocasiões - uma com a camisa do Ajax e outra com a do Liverpool.
"O futebol é um esporte físico. Se o árbitro toma uma decisão com base em uma certa compreensão eu acho que é realmente difícil julgar depois em um escritório. Quando é algo realmente sério, eu não acho que é ruim a Fifa interferir, mas quando é assim, uma colisão no ar, eu não acho que deve ser julgado. A boca do Suárez bate no ombro do outro jogador", disse.
Após o anúncio da punição, Valdez voltou a pronunciar-se, classificando-a como exagerada e alegando que a Fifa não reunia provas suficientes.
O zagueiro Diego Lugano, capitão do Uruguai, foi outro a reclamar de perseguição, e adotou postura hostil diante de um jornalista inglês ao ser questionado sobre o ato de Suárez.
Até o presidente uruguaio, José Mujica, saiu em defesa da grande estrela do país no Mundial. "Eu não vi que ele tenha mordido alguém, mas eles acertam cada pontapé e cada pancada! Não o escolhemos para ser filósofo, nem para mecânico, nem para que tenha bons modos; é um excelente jogador", discursou.
O irmão de Suárez, Maxi Suárez, se disse "desvastado" com a punição. "Estou devastado. Estou muito triste. É inacreditável. Não, eu achei que não seria tão severo. Eu estou muito nervoso agora, mas temos que seguir em frente. O time é forte agora. Eles vão ganhar", declarou.
Att. Ana Ellen
Fonte <http://espn.uol.com.br/noticia/421193_fifa-anuncia-suspensao-de-9-jogos-banimento-de-4-meses-e-suarez-esta-fora-da-copa-do-mundo>

Nenhum comentário:

Postar um comentário