O Comitê Organizador Local (COL) realizou neste domingo (1/6) o segundo evento-teste na arena que receberá o jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho. Em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians empatou em 1 x 1 com o Botafogo na Arena de São Paulo, naquele que foi o último evento-teste do Comitê Organizador Local (COL) antes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Assim como no primeiro jogo realizado na arena, no dia 18/5, a partida deste domingo serviu para testar alguns aspectos de 12 áreas de serviços: Segurança, Voluntários, Serviços ao Espectador, Competições, Limpeza e Resíduos, Transporte, Operações de Imprensa, Operação de TV, Tecnologia, Serviços Médicos, Alimentação e Protocolo.
Em entrevista coletiva realizada após a partida, o gerente geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, afirmou que a avaliação foi extremamente positiva.
“Tivemos a oportunidade de testar mais ações e incrementar algumas que haviam sido feitas no último evento-teste, como a quantidade de voluntários. A grande diferença para o espectador foi o sistema de entrada com as filas no sistema caracol e a checagem com detectores de metal. Os fluxos de entrada e saída foram muito tranquilos, e estamos muito satisfeitos”, afirmou.
A coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014, Raquel Verdenacci, também fez uma boa avaliação da operação de chegada e saída dos torcedores durante o evento-teste.
“O balanço do governo do Estado de São Paulo é muito positivo, especialmente em relação a transporte sobre trilhos. Mais uma vez, o torcedor aderiu à utilização da estação de desembarque de acordo com a localização indicada em seu ingresso. Nossa avaliação é de que houve avanço nos preparativos para a abertura”, disse, referindo-se à chegada dos espectadores nas estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim.
Ela também afirmou que as arquibancadas temporárias do setor Norte, que não foram utilizadas durante o evento-teste, não inspiram qualquer preocupação.
“A arquibancada Norte não corre nenhum risco de não ficar pronta para a Copa do Mundo. Ela não foi avaliada para este jogo pelo Corpo de Bombeiros porque passava por um teste dinâmico de carga exatamente no momento da vistoria da arquibancada Sul. A vistoria está agendada para quarta-feira (4/6) de manhã, para a checagem final de todos os elementos de segurança e combate a incêndio que restam para a emissão do alvará completo de todas as estruturas temporárias para o evento”, afirmou.
O gerente de Ações do Comitê Especial para a Copa do Mundo, José Carlos Gomes, também considerou positiva a realização deste segundo evento-teste.
“Fizemos uma avaliação preliminar e consideramos que em relação ao primeiro, incrementamos novas ações, aumentamos o efetivo da Prefeitura, melhoramos a iluminação e a sinalização. Identificamos algumas necessidades e, no cômputo geral, consideramos muito válido o evento”, disse.
Apesar da decepção pelo resultado – o Corinthians abriu o placar no primeiro tempo com Jadson, mas cedeu o empate na segunda etapa com um gol de Edílson –, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, também manifestou sua aprovação à Arena de São Paulo.
“O estádio está muito bonito. Precisa ainda passar por esses últimos ajustes, mas já está mais ajustado que no primeiro jogo. Penso que poderemos fazer uma abertura bonita aqui”, afirmou.
Fonte: http://pt.fifa.com/worldcup/news/y=2014/m=6/news=arena-de-sao-paulo-e-aprovada-em-ultimo-evento-teste-2352922.html#2352902
Bruna Sansão