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sexta-feira, 6 de junho de 2014

PSS: Vamos estudar?



1) Manifestações da cultura corporal de movimento:

1.1 - Educação Física: parte da educação do ser humano que acontece a partir, com e para o movimento. Também pode ser considerada uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento.

1.2 - Educação Física escolar: disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, a partir dos seguintes conteúdos estruturantes: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. A expressividade e as manifestações corporais se tornam essenciais na educação do corpo, se constituindo em alicerce da proposta da disciplina.

1.3 - Esporte: toda atividade física específica de competição, em que são adotadas regras de caráter oficial, organizadas em federações. Também pode ser entendido como uma ação social que se desenvolve em forma lúcida, como competição entre dois ou mais oponentes, ou contra a natureza, e cujo resultado vem determinado pela habilidade, pela tática e pela estratégia, envolvendo condições espaciais e equipamentos sofisticados. Pode ser classificado como coletivo (handebol, futsal, basquetebol, futebol) e individual (natação, atletismo, tênis de campo, golfe, hipismo) tendo ainda a característica de rendimento, de participação ou escolar.

1.4 - Jogos: São atividades de caráter competitivo, cooperativo ou recreativo e que apresentam uma flexibilidade maior nos seus regulamentos que são adaptados em função do objetivo proposto (espaço físico, nº de participantes, material necessário).

1.5 - Lutas: são disputas em que o oponente deve ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por regulamentações específicas de boas condutas e ética esportiva, a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.

1.6 - Ginásticas:           prática de exercícios físicos, de forma individual ou coletiva, com ou sem implementos, que tem enfaticamente o caráter utilitário, pedagógico ou terapêutico, servindo tanto para o fortalecimento corporal, integral do ser humano, como para lazer e também para a reabilitação física.

1.7 - Atividades rítmicas: são as manifestações da cultura corporal que tem como característica, a intenção de expressão e comunicação através de gestos com a presença de estímulos sonoros. Trata-se especificamente das danças, mímicas, brincadeiras cantadas, capoeira, samba, bumba-meu-boi, maracatu, frevo, baião, xote, funk, rap e danças de salão dentre outros.

1.8 – Corpo humano: é compreendido como um organismo integrado que interage com o meio físico e cultural, sentindo dor, prazer, alegria e medo. Para melhor compreendê-lo, é necessário o domínio dos seguintes conhecimentos:
·   Fisiológicos: são os conhecimentos de compreensão com relação às alterações que ocorrem durante as atividades físicas, sendo: freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais, evolução da condição cardiorespiratória, aumento da massa muscular; força, resistência, flexibilidade e diminuição do tecido adiposo, dentre outros.
· Biomecânicos: são relacionados à anatomia e contemplam principalmente, a adequação dos hábitos gestuais e posturais, tais como, levantar um peso e equilibrar objetos.
·  Bioquímicos: abordam os conteúdos referentes à processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos que subsidiam a fisiologia.
·  Anatômicos: estrutura muscular, óssea e capacidades perceptivas, que se constituem nas diferentes modalidades de percepção do aluno, sendo:
a)   discriminação cinestésica: conceitos sobre o corpo, superfície e membros.
b)   consciência do corpo: capacidade de reconhecer e controlar seu próprio corpo (bilateralidade, lateralidade, dominância, equilíbrio)
c)   discriminação visual: capacidade de discriminar visualmente a diferença entre objetos, seguir símbolos, experiências visuais passadas, selecionar a figura dominante e reconhecer figuras e formas.
d)   discriminação auditiva: capacidade de receber e estabelecer a diferença entre vários sons, de distinguir a direção do som e segui-lo (acompanhamento auditivo) e de reconhecer e produzir experiências auditivas passadas.
e)   discriminação tátil: é a capacidade de estabelecer diferenças entre várias texturas. 

Postagem sugerida por: Prof. Dr.  Miguel Archanjo de Freitas Jr.

Att. Edilson de Oliveira



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