1) Manifestações da cultura corporal de movimento:

1.1 -
Educação Física: parte
da educação do ser humano que acontece a partir, com e para o movimento. Também
pode ser considerada uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento.
1.2 - Educação Física
escolar:
disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, a
partir dos seguintes conteúdos estruturantes: esportes, jogos, lutas,
ginásticas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. A
expressividade e as manifestações corporais se tornam essenciais na educação do
corpo, se constituindo em alicerce da proposta da disciplina.
1.3
- Esporte:
toda atividade física específica de competição, em que são adotadas regras de
caráter oficial, organizadas em federações. Também pode ser entendido como uma
ação social que se desenvolve em forma lúcida, como competição entre dois ou
mais oponentes, ou contra a natureza, e cujo resultado vem determinado pela
habilidade, pela tática e pela estratégia, envolvendo condições espaciais e
equipamentos sofisticados. Pode ser classificado como coletivo (handebol,
futsal, basquetebol, futebol) e individual (natação, atletismo, tênis de campo,
golfe, hipismo) tendo ainda a característica de rendimento, de participação ou
escolar.
1.4 - Jogos: São atividades de
caráter competitivo, cooperativo ou recreativo e que apresentam uma
flexibilidade maior nos seus regulamentos que são adaptados em função do
objetivo proposto (espaço físico, nº de participantes, material necessário).
1.5 - Lutas: são disputas em que
o oponente deve ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio,
contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, na combinação de
ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por regulamentações específicas de
boas condutas e ética esportiva, a fim de punir atitudes de violência e
deslealdade.
1.6 - Ginásticas: prática de exercícios físicos, de
forma individual ou coletiva, com ou sem implementos, que tem enfaticamente o
caráter utilitário, pedagógico ou terapêutico, servindo tanto para o
fortalecimento corporal, integral do ser humano, como para lazer e também para
a reabilitação física.
1.7 - Atividades rítmicas: são as manifestações
da cultura corporal que tem como característica, a intenção de expressão e
comunicação através de gestos com a presença de estímulos sonoros. Trata-se
especificamente das danças, mímicas, brincadeiras cantadas, capoeira, samba,
bumba-meu-boi, maracatu, frevo, baião, xote, funk, rap e danças de salão dentre
outros.
1.8 – Corpo humano: é compreendido como
um organismo integrado que interage com o meio físico e cultural, sentindo dor,
prazer, alegria e medo. Para melhor compreendê-lo, é necessário o domínio dos
seguintes conhecimentos:
· Fisiológicos: são os conhecimentos de compreensão com relação às
alterações que ocorrem durante as atividades físicas, sendo: freqüência
cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais, evolução da
condição cardiorespiratória, aumento da massa muscular; força, resistência,
flexibilidade e diminuição do tecido adiposo, dentre outros.
· Biomecânicos: são relacionados à
anatomia e contemplam principalmente, a adequação dos hábitos gestuais e
posturais, tais como, levantar um peso e equilibrar objetos.
· Bioquímicos: abordam os conteúdos
referentes à processos metabólicos de produção de energia, eliminação e
reposição de nutrientes básicos que subsidiam a fisiologia.
· Anatômicos: estrutura muscular, óssea e capacidades
perceptivas, que se constituem nas diferentes modalidades de percepção do
aluno, sendo:
a)
discriminação
cinestésica: conceitos sobre o corpo, superfície e membros.
b)
consciência
do corpo: capacidade de reconhecer e controlar seu próprio corpo
(bilateralidade, lateralidade, dominância, equilíbrio)
c)
discriminação visual: capacidade de discriminar visualmente a diferença
entre objetos, seguir símbolos, experiências visuais passadas, selecionar a
figura dominante e reconhecer figuras e formas.
d)
discriminação
auditiva: capacidade de receber e estabelecer a diferença entre vários sons, de
distinguir a direção do som e segui-lo (acompanhamento auditivo) e de
reconhecer e produzir experiências auditivas passadas.
e)
discriminação
tátil: é a capacidade de estabelecer diferenças entre várias texturas.
Postagem sugerida por: Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Jr.
Att. Edilson de Oliveira
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