Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 8 de junho de 2014

O que é Psicologia do Esporte?

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. 

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só do esporte competitivo o foco de atuação do psicólogo do esporte. As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

Muitas vezes o papel da Psicologia do Esporte e da Psicologia Clínica é confundido, na verdade são especialidades diferentes. Não se “transporta” para o ambiente esportivo o “divã”, as estratégias de intervenção dessas áreas podem ser em alguns momentos similares, porém os objetivos são distintos.


Link:


Comentário:
O Psicólogo do Esporte tem um papel importante, e precisa estar atento a tudo que diz respeito ao atleta, sem esquecer que ele é um ser humano e precisa ser tratado como tal.

Att, Érica Fernanda de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário