Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 28 de junho de 2014

Melhorias viárias, qualificação profissional e aperfeiçoamento de sistemas compõem legado da Copa


Deu trabalho, alimentou discussões, mas, encerrada a participação de Curitiba na Copa do Mundo FIFA 2014 em Curitiba, é possível afirmar que a cidade ganhou ao sediar a competição. E não se trata apenas da intensa circulação de turistas e jornalistas nos 11 dias entre a primeira e a quarta partida na Arena da Baixada – que gerou empregos, visibilidade, renda e intercâmbio cultural. Depois que a última leva de visitantes for embora, Curitiba herdará uma série de melhorias na infraestrutura viária, nos serviços públicos, na qualificação de servidores públicos e trabalhadores do setor privado e nos sistemas de monitoramento em áreas como saúde, segurança e trânsito.
Mobilidade melhor
As obras de mobilidade – parte mais visível do chamado “legado” da Copa – trouxeram muitos benefícios para a população curitibana. Levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) indica que o tempo médio de percurso entre o Aeroporto Afonso Pena e a Rodoviária foi reduzido em 10 minutos, graças às obras de requalificação da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). Além de dar mais fluidez e segurança ao tráfego, as obras dotaram a avenida de ciclovias, calçadas preparadas para acessibilidade e paisagismo. O PAC da Copa também garantiu a reforma da Rodoferroviária – que ficou mais confortável, bonita e acessível para pessoas com deficiência – e uma grande melhora no acesso a São José dos Pinhais pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. Antes estreito, com apenas duas pistas, o viaduto sobre a via foi alargado e agora tem seis pistas: duas exclusivas para ônibus e quatro para os demais veículos.
Além disso, pedestres e ciclistas  ganharam mais segurança para transitar graças às passarelas exclusivas construídas nas laterais do viaduto. Há mais três lotes de obras em fase de conclusão na Marechal Floriano, envolvendo pavimentação, sinalização, redes de transmissão de dados, paisagismo, calçadas, iluminação e ciclofaixas. É, efetivamente, uma nova avenida, mais segura, mais bonita e com trânsito melhor.
Sistema Integrado de Mobilidade
Financiado pelo PAC da Copa, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) garante segurança nos terminais e estações tubo e mais eficácia no monitoramento do transporte público. O SIM conta com 622 câmeras de monitoramento do transporte, instaladas em estações tubo e terminais, e 89 câmeras de monitoramento do trânsito instaladas em pontos chave de ruas e avenidas, além de 694 painéis eletrônicos em terminais e estações tubo, para informar horários de ônibus, e 44 de trânsito. As informações das câmeras são disponibilizadas, em tempo real, para veículos locais de comunicação e os dados do SBE são disponibilizados, gratuitamente, desde abril de 2013, a grupos e empresas (atualmente, 25) interessadas no desenvolvimento de aplicativos que possam auxiliar o cidadão. Nos terminais e estações o cidadão é informado do horário de chegada do próximo ônibus.
Sinalização
Outro investimento que melhorou a cidade para a Copa mas fica como ganho para os moradores é a pintura a revitalização de 99.500 metros de sinalização de trânsito. Essa extensão inclui faixas de pedestres, caixas de estacionamento e balizamento de vias, principalmente na região central. Além disso, todas as placas e canos utilizados para sinalização específica da Copa serão reaproveitados.

Qualificação
As possibilidades de capacitação abertas pela realização da Copa representaram ganho na qualificação de profissionais de diversas áreas e, em consequência, na qualidade dos serviços. Uma delas é a de defesa social. Desde o início do ano passado, um total de 385 guardas municipais de Curitiba participaram de 24 treinamentos em áreas diversas, visando o Mundial. O grupo da Guarda Municipal de Curitiba destacado para atuar diretamente na Copa passou por treinamentos de gerenciamento de crise, planejamento operacional, policiamento em estádio de futebol, segurança a dignatário e escolta, batedores e segurança de dignatários, entre outros.
Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde foram capacitados em Gestão de Emergências em Saúde Pública. O resultado é a ampliação da capacidade de preparação e resposta a grandes eventos, múltiplas vítimas e emergências em saúde pública. Também foram capacitados profissionais na área de boas práticas de manipulação de alimentos para o comércio ambulante e de pequeno porte.
Na área de turismo, o Instituto Municipal de Turismo (CTur) capacitou para o atendimento de visitantes aproximadamente 500 profissionais que atuam nas áreas de entretenimento (shopping centers) e segurança pública (policiais militares). Atendentes da Central de Atendimento e Informações – serviço 156 da Prefeitura – também foram qualificados para prestar informações sobre a cidade. Foram oito turmas com aproximadamente quinze funcionários cada.
Funcionários de 30 restaurantes da cidade também foram treinados para dar bom atendimento ao visitante, por meio do TIP (Tourist Information Point), criado pela Abrasel/PR, com apoio do Ctur. São restaurantes que possuem atendentes bilingues e nos quais o cardápio é descrito, no mínimo, em português/inglês.
Por meio do Pronatec Copa, do governo federal, 250 pessoas foram beneficiadas com a realização de cinco cursos (organização de eventos, recepcionista em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e camareira(o) em meio de hospedagem.
O programa “Taxista Amigo do Turista” capacitou 2 mil taxistas, que aderiram voluntariamente à iniciativa. O trabalho garantiu a esses profissionais uma atualização sobre a cidade, o que certamente será útil daqui para a frente. Eles receberam material sobre atendimento ao turista, cultura da hospitalidade, ética e legislação, comunicação, a cidade e suas curiosidades, pontos turísticos.
A área de assistência social também sai do período de Copa com ganho na capacitação. A Fundação de Ação Social (FAS) integra o Comitê Local de Proteção à Criança e ao Adolescente no contexto dos Megaeventos. A partir daí, foram capacitados servidores no Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR). O PAIR é uma metodologia de fortalecimento de redes municipais de enfrentamento da violência sexual.
“O aperfeiçoamento da equipe torna-se um legado imaterial para as nossas atividades”, afirma Marcia Oleskovicz Fruet, presidente da FAS, que dá atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual por meio  dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). “Este trabalho é realizado durante o ano todo e por ser algo tão delicado, é fundamental que a equipe esteja preparada e atualizada”, diz Marcia.
Integração
Na área de segurança, o principal legado da Copa para Curitiba é a integração entre as várias forças. A Guarda Municipal compõe a Comissão Estadual de Segurança e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge), criada pelo Ministério da Justiça em 2012, e que reuniu 45 instituições com o objetivo de criar protocolos de ação para a Copa do Mundo. A integração resultante desse trabalho deve resultar na otimização das estruturas de segurança.
A Saúde também ganhou em integração. Estruturas do município, do Estado e da União uniram-se numa série de iniciativas. Um bom exemplo foi a preparação para resposta a emergências de saúde pública e grandes eventos. Também houve avanço na integração entre áreas da Secretaria Municipal da Saúde, o que representa ganho de eficiência e tempo. Elaborado para a Copa, o Plano Integrado de Proteção à Saúde deixa como legado a integração entre a gestão, assistência em saúde e vigilância.
Também houve integração de unidades e recursos para o funcionamento de equipamentos de saúde no período de 24 horas e integração das equipes do SAMU e SIATE que atuam no SUS Curitiba e a Força Nacional do SUS, do governo federal.
Conscientização sobre direitos humanos
A grande movimentação de torcedores durante a Copa foi aproveitada como oportunidade para campanhas de conscientização sobre o respeito aos direitos humanos, A Fundação de Ação Social (FAS) promoveu seminários e campanhas publicitárias (como a Não Desvie o Olhar, com a participação de atletas e personagens do futebol brasileiro) para alertar a sociedade para a importância da denúncia (através do Disque 100 ou da Central 156) em casos onde exista a suspeita de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes.
As secretarias da Mulher e da Comunicação Social desenvolveram uma campanha de conscientização sobre o respeito às mulheres e seus direitos e sobre o enfrentamento da violência. A campanha foi veiculada em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, russo e alemão.  Cartazes e pulseirinhas com a frase: “NÃO que dizer NÃO” – “Não importa de onde você vem, respeite nossas mulheres” -, foram distribuídos na rede hoteleira, na FanFest, pontos culturais, turísticos e locais de grande circulação de pessoas.
A campanha também está circulando nas redes sociais e teve repercussão em veículos de comunicação (sites, jornais impressos de vários lugares do País e programas de televisão), ganhando visibilidade nacional e até internacional.
Cultura do voluntariado
A Copa do Mundo representou uma oportunidade para disseminar no Brasil a cultura do voluntariado, que já é forte em muitos países. Em Curitiba, 580 pessoas participaram do Programa Brasil Voluntário, do governo federal, coordenador localmente pela Secretaria do Trabalho e Emprego.
Eles atuaram em pontos de mobilidade, aeroporto, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno do estádio e no Centro Aberto de Mídia. Além de apoiar torcedores, jornalistas, turistas e população em geral, tiveram  a oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas, inclusive de outros países.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego planeja trabalhar para institucionalizar uma rede de voluntários na capital com vistas à atuação em outros grandes eventos e em ações humanitárias.
Saúde
Para o Sistema Único de Saúde de Curitiba, a Copa do Mundo de 2014 foi uma oportunidade para integraras ações e serviços de atenção à saúde ofertados pelo município, garantindo a integralidade do cuidado aos turistas estrangeiros e brasileiros, assim como para a população de Curitiba e daRegião Metropolitana.
- Aprimoramento da infraestrutura da rede assistencial de urgência e emergência, com a elaboração de protocolos e planos organizacionais para garantir o funcionamento dos serviços e equipamentos de saúde (SAMU, SIATE, UPAs, Pronto Atendimento, Hospitais) e a aquisição de equipamentos de uso frequente que, após a Copa, farão parte da estrutura das unidades.
- Desenvolvimento de ações integradas voltadas para aprimoramento do sistema de vigilância em saúde, com ações de fiscalização sanitária e educativas em serviços ofertados (setores: Saúde, Alimentação, Hoteis, etc.) e a implementação de um sistema de monitoramento diário de possíveis emergências em saúde pública, para intervenção imediata, quando necessário.
Programas e projetos
- Projeto de categorização de serviços de alimentação, em função do risco sanitário, conforme as diretrizes nacionais. Permitiu maior acesso às informações sobre qualidade de estabelecimentos de alimentação para a população.
- Criação de roteiro de avaliação sanitária de hotéis. Será usado como instrumento de avaliação específico criado e equipes de vigilância sanitária capacitadas para utilização do instrumento.
- Ações de promoção da saúde com articulação entre os setores da Secretaria Municipal da Saúde e com entidades parceiras.
- Adaptação do registro eletrônico (prontuário eletrônico) para usuários participantes no evento. Osistema de prontuário eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde adaptado para registro de usuários participantes de grandes eventos, contribuindo para registro ágil e adequado e para utilização para ações de vigilância em saúde.
- Melhoria na estrutura de atendimento para o cidadão.Consolidação de estratégias ampliadas para atendimento e informações em saúde para o viajante e ao público em grandes eventos.
- Utilização de terreno ao lado da Arena do Atlético, desapropriado para as obras do estádio, para a construção de um centro de especialidade municipal após a Copa.

Educação
Independentemente da seleção que vencer, a Copa do Mundo vai deixar um histórico positivo para a rede municipal de ensino. O Mundial e em especial os jogos disputados em Curitiba promoveu diferentes oportunidades para projetos e ações que envolveram estudantes e profissionais da área. Intercambio com voluntários estrangeiros, ensino de idioma, feira literária e participação de dois mil estudantes em jogos são alguns dos  resultados positivos do evento.
Um dos legados mais expressivos da Copa do Mundo na educação foi a parceria estabelecida entre cinco escolas municipais com escolas de NewCastle, no norte da Inglaterra, para a promoção de intercâmbio cultural entre as crianças. A troca de conhecimentos e experiências entre as escolas é fruto do Projet Curitiba, uma ação desenvolvida por voluntários ingleses da ONG LaionsRaw, formada por fãs do futebol.
Além da toca de informações sobre a cultura, esportes e educação entre as escolas dos dois países, um grupo de estudantes municipais têm participado de aulas de língua inglesa em curso oferecido pelos voluntários ingleses. Aprender inglês com professores que têm o idioma como língua materna tem tornado o aprendizado mais dinâmico e divertido.
As aulas e conversas realizadas por meio de videoconferência entre estudantes de escolas dos dois países além de conhecimento virou oportunidade para novas amizades entre crianças dos dois países.
Outro grupo de voluntários da Liosnraw, que vieram da Austrália para acompanhar a seleção jogar em Curitiba, aproveitou a passagem em Curitiba para desenvolver ações voluntárias de limpeza, revitalização e organização de espaços em quatro escolas localizadas nos bairros Uberaba e Cajuru.

A realização da Copa do Mundo em nosso país, de certa forma, está contribuindo para construir uma imagem positiva e disseminando-a pelo mundo afora desta maneira. Aos poucos, populações distintas de todo o mundo, vão "pulando por cima" ou simplesmente deixando de lado, os noticiários preconceituosos e exclusivamente negativos e percebendo por trás deles, ou até mesmo nas entrelinhas, o entusiasmo com que o povo brasileiro recebe a Copa e seus benefícios, por mais poucos que estes aparentemente sejam ou demonstrem ser, admitindo que o Brasil se colocou no mundo, como um país com capacidade de recepcionar um evento com grande magnitude.

Mais informações em: http://www.curitiba.pr.gov.br
Att. Caroline Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário