Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 15 de junho de 2014

Obsessão pela corrida? Psicóloga diz que vício pode ser prejudicial à saúde

corrida_prej
A obsessão na busca de resultados e maiores distâncias na corrida de rua gera preocupação. Para a psicóloga Fernanda Gomes, a necessidade compulsiva nos treinos pode atrapalhar a vida social dos atletas e fazer com que o esporte deixe de se tornar um hábito saudável. 

A obsessão é caracterizada por exagero e fanatismo. No caso da corrida é um pouco complicado, porque há uma liberação de endorfina no organismo. Há a sensação de prazer, então aparentemente ela não seria prejudicial ao ser humano. Mas passa a ser prejudicial emocionalmente porque existe essa necessidade compulsiva de estar sempre em contato com aquilo que me faz bem Mesmo o esporte sendo saudável, a obessão por ele não faz bem. Quando você coloca aquilo como prioridade na vida, compromete outros âmbitos, como o trabalho e a família - explicou Fernanda.

Analista de sistemas e ultramaratonista, Márcio Villar, de 47 anos, começou a correr quando viu que estava levando uma vida sedentária e precisava mudar de hábitos. Incentivado pelo irmão, fez a primeira prova e não parou mais, literalmente. Chega a disputar corridas com 24 horas de duração.

- Estava com 98kg e a vida era uma porcaria. Um dia fui correr para pegar o ônibus para trabalhar e não consegui nem subir. Surgiu uma corrida de 8km em que cada um poderia correr 4km, e o meu irmão fez a minha inscrição e a dele. Eu comecei com as corridas de 5km para a de 10km, depois para a de 21km e a tão sonhada primeira maratona. Um dia recebi um email de uma corrida de 24h em São Paulo. Corri 166km e fiquei em primeiro lugar. A partir daí, passei a duplicar e triplicar as distâncias. Pode ser obsessão ou doença, mas é uma doença do bem - afirmou Márcio.

Segundo Fernanda, querer correr em menos tempo, fazer mais quilômetros e ficar numa atitude repetida deste comportamento de sempre dar o melhor é altamente prejudicial à saúde da pessoa.

- A pessoa só vai conseguir falar sobre este assunto. Pode ser o vício pela endorfina, que é liberada diretamente na corrente sanguínea, mas não sabemos como e em em que quantidade por treino. Não existe obsessão saudável. Para isso, o treino deve ser acompanhado por uma pessoa da área de educação física, com o objetivo de cuidar do seu corpo e do bem estar - encerrou a psicóloga

Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/esportes/canais-esportes/outras-modalidades/27291-obsessao-pela-corrida-psicologa-diz-que-vicio-pode-ser-prejudicial-a-saude

Att: Kerlin Thaise Mendes dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário