Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mascotes das Copas do Mundo

Em clima de Copa do Mundo, vamos falar sobre os mascotes das Copas. Desde 1966 todo país sede escolhe um mascote para representar a competição naquele ano, os mascotes já tiveram forma de animais, frutas, figuras infantis e até personagens do futuro, são responsáveis por causar a euforia nos estágios, divertem o público e se tornaram grandes celebridades da copa do mundo, aparecendo em produtos licenciados e campanhas de merchandising em comerciais. Confia a lista de dos mascotes das Copas: 



1966, na Inglaterra, surgiu o primeiro mascote de uma Copa do Mundo, foi o Willie, um leão que é um símbolo típico do Reino Unido. Para mostrar o patriotismo, ele esta usando uma camisa com a bandeira do país.

Um menino vestindo uma camisa do México e um enorme sombrero foi o primeiro mascote da Copa do Mundo a ter forma humana. Juanito, o menino mexicano, tinha um nome popularmente espanhol e supostamente representou um típico jovem fã de futebol. O mascote parecia inocente e simples, combinou bastante com a disputa que não teve nenhum cartão vermelho em 1970.


1974, Copa do Mundo da Alemanha, os mascotes foram dois garotos Tip e Tap, que representavam a união entre as duas Alemanhas oriental e ocidental, que mesmo separadas, participaram juntas da competição. Na camisa de um se tem a sigla WM, iniciais de Copa do Mundo em alemão, na do outro, o número 74, ano da competição.


A Argentina seguiu a tendência entre os mascotes, apostou em um menino também e apresentou o Gauchito como sendo o mascote da Copa do Mundo de 1978. Seu nome foi derivado da palavra 'Gaúcho', que significa cowboy em espanhol, além do nome, o visual do mascote também foi inspirado em trajes típicos, como nó no lenço, chapéu, e um chicote de gado em sua mão direita. 



Já a Espanha optou por uma fruta no momento de escolher qual seria o mascote da Copa de 1982. O país apresentou uma laranja sorridente segurando uma bola de futebol que recebeu o nome de 'Naranjito', o equivalente a 'laranjinha' em português.



A pimenta jalapeño chamada Pique foi o segundo mascote apresentado pelo México em uma Copa do Mundo - o primeiro foi o menino Juanito em 1970. O mascote, que recebeu o nome de Pique, que em espanhol significa picante, usava bigode e sombrero na tentativa de representar a cultura mexicana.


Após anos com personagens 'vivos', o mascote oficial da Itália foi um boneco tricolor que tinha uma bola que representava a sua cabeça, mas não tinham nem olhos, nem nariz, nem boca. O visual deste boneco chamado Cio que tinha as cores da Itália dava a impressão de que ele podia quebrar a qualquer momento. Ciao é a palavra italiana usada para dar "oi" e "tchau".


Quando a tarefa de produzir um mascote para a Copa do Mundo foi dada aos norte-americanos, eles fizeram como a Inglaterra e escolheram um animal, mas diferentemente dos ingleses, eles escolheram um animal doméstico, no caso um cachorro, ao invés de um símbolo nacional. O pequeno 'atacante' que foi o símbolo da Copa do Mundo de 1994 Striker vestia uma camiseta branca e vermelha, shorts azul e supostamente gostava de jogar futebol. Strike significa atacar em inglês.


1998, Copa do Mundo da França, o mascote foi Footix, um galo, um de seus maiores símbolos nacionais, seu corpo predominantemente azul, cor do uniforme francês.O seu nome é a mistura de football com Asterix, o mais famoso personagem animado francês.



'Os Spheriks', que compreende Ato (treinador), Nik (jogador azul) e Kaz (jogador roxo), são criaturas do futuro que já viveram na Atmozone e pousaram na Terra para se tornarem mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2002 que foi organizada conjuntamente pela Coreia do Sul e pelo Japão.



2006, Copa do Mundo da Alemanha, teve como mascote um leão chamado Goleo VI e sua bola de estimação Pille. O leão causou polêmica na época porque parecia que ele estava sem calças e também porque o animal está intimamente ligado às histórias da Inglaterra e da Holanda.


2010, na Copa do Mundo da África do Sul, o mascote foi Zakumi, um leopardo predominantemente verde e amarelo, cores da bandeira da África do Sul, que representa a jovem democracia sul-africana, cheia de energia, mas que ainda precisa amadurecer. Seu nome tem um significado ZA é a sigla oficial para África do Sul e KUMI é a palavra que designa na maioria das línguas do país o número dez.



2014, Copa do Mundo do Brasil, a segunda realizada aqui, o mascote é o Fuleco, um tatu-bola, animal ameaçado de extinção. Seu nome é a mistura de Futebol com Ecologia.








Att: Aline Melnyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário