Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sistema de contagem da pontuação do tênis de campo

Jogo
As partidas de tenis possuem um sistema de pontuação, que subdivide o jogo em pontos, games e sets.
O ponto
Começa a ser disputado quando o jogador que está sacando joga a bola para o outro lado da rede, de modo que ela caia dentro da área de serviço. Quando o jogador saca e a bola bate na rede conseguindo atingir o quadrado onde deveria, acontece o famoso “let” e  ele tem a chance de sacar novamente. São duas tentativas para se iniciar o ponto, se em ambas as tentativas resultar em faltas, uma dupla falta é chamada, e o oponente vence o ponto. Perde-se o ponto quando: a bola não ultrapassa a rede; a bola pinga fora dos limites da quadra; a bola pinga duas vezes dentro de um dos lados da quadra. Somente a raquete pode tocar a bola (exceto no saque, onde o lançamento da bola é feito com as mãos).
O game
É um conjunto de pontos, onde no mínimo quatro pontos são disputados no game. A contagem é feita por 15-30-40-game. Caso chegue-se a uma contagem de 40-40, o jogador que vencer dois pontos seguidos vence o game. Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: serviço ou saque.
set
É a divisão de uma partida de tênis, composta por vários games. Um conjunto de games forma o set (1-2-3-4-5-set).
No tênis de alto rendimento, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estrategia de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente em melhor de três, quem vencer 2 sets,  e se for uma partida masculina de Grand Slam, em melhor de cinco sets, quem vence 3 sets, ganha.
Caso ambos os tenistas cheguem a seis games (sem que nenhum deles abra dois games de diferença para o adversário), joga-se um tiebreak, ou desempate. Aí, quem vencer sete pontos (sempre pensando que é preciso estar, no mínimo, a dois de vantagem do oponente para vencer), ganha o set.
Em alguns Grand Slam (como Australian Open, Wimbledon e Roland Garros), caso os tenistas empatem em dois sets, o último set não tem tiebreak, ou seja, eles ficam jogando até alguém abrir dois games de vantagem.
Pode-se também, em casos especiais pré-definidos (sempre no último set do jogo), jogar-se um Super Tie-Break, onde aquele que atingir 10 pontos, com uma diferença de dois para o adversário, ganha.
Quando dois tenistas empatam em 40, geralmente diz-se 40 iguais, ou somente iguais. Caso o sacador faça o ponto seguinte, diz-se "vantagem a favor”. A favor de quem? Do sacador. Se quem ganha o ponto seguinte é o recebedor, diz-se: “vantagem contra”. Contra quem? O sacador. Todos os pontos são “cantados” em relação ao sacador. Então, se você estiver sacando e fizer o pr, diz-se: 15 a primeiro ponto 0, ou 15/0. Se quem fez o ponto foi o adversário que está recebendo, diz-se: 0 a 15, ou 0/15. Da mesma maneira em relação aos games. Caso você esteja sacando e esteja perdendo por 3 games a 2, dirá: 2 a 3, ou 2/3.
Contagem do jogo de duplas
Atualmente, os jogos de duplas da ATP possuem um formato de contagem um pouco diferente do convencional. São dois os pontos divergentes:
  1. Quando as duas duplas estão empatadas em 40 em um game, a dupla que está recebendo o saque escolhe qual jogador receberá. Aí, quem fizer esse ponto ganha o game.
  2. Caso as duplas empatem em 1 set a 1, joga-se – ao invés de um novo set – um match-tiebreak, que nada mais é do que um tiebreak até 10 pontos. A dupla que fizer 10 pontos primeiro (sempre com dois de vantagem), ganha a partida.
  3. Em duplas mistas, o jogador do mesmo sexo do sacador deve receber o ponto decisivo. Os jogadores da dupla que estiver recebendo não podem mudar de posições para receber o ponto decisivo.
fonte: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=sistema+de+pontuação+do+tenis+de+campo&oq

att
Marcelo Leniar

Nenhum comentário:

Postar um comentário